Apresentação deste Blogue

Dedicatória Especial

(aos familiares eamigosleitores)

Todo o conteúdo deste trabalho poético é dedicado aos meus queridos familiares, aos amigos leitores, a todos companheiros e amigos de jornada, enfim a todas as pessoas que tive a felicidade de conhecer e conviver até esta fase da vida terrena. A amizade, o afeto e a compreensão de muitas destas criaturas me ajudaram e incentivarame até muitas vezes me inspiraram para escrever grande parte dessas poesias. Sensibilizado agradeço o incentivo, o apreço, o apoio e a compreensão que recebi de todos!

O Autor

Gilnei Castro Muller

Gilnei Castro Muller

SÍNTESE BIOGRÁFICA DO AUTOR


Gilnei Castro Müller, filho de humildes agricultores-, nasceu em 25 de janeiro de 1950, em um lugarejo conhecido como Passo do Vieira próximo ao Passo das Pedras de Cima, no interior de Pelotas, situado na divisa do atual município de Morro Redondo e Cerrito, no estado do Rio Grande do Sul, o qual está localizado no sul do Brasil. Até a idade de dezoito anos viveu com seus pais e irmãos e teve condições de estudar e concluir até o quinto ano primário. No ano de 1969 ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro, já como soldado e após cumprir o serviço obrigatório inicial é que foi ter condições de reiniciar os estudos, durante o horário noturno, com esforço e abdicando de horas de descanso e lazer, conseguiu concluir com êxito o curso ginasial, ainda em vigor naquela época. No ano em que concluiu a terceira série ginasial fora aprovado no concurso para o Curso de Formação de Sargentos do Exército, em 20 de dezembro de 1974, após vencer todas as etapas, na Escola de Instrução Especializada e na Escola de Comunicações do Exército, ambas localizadas na cidade e estado do Rio de Janeiro, fora promovido a graduação de 3º Sargento na qualificação de Manutenção de Comunicações. Em dezembro de 1979 concluiu com aprovação o Curso Científico de Análises Químicas à nível de segundo grau. Na carreira militar passou por todas as graduações e em 1º de dezembro de 1997, por merecimento, devido a sua dedicação na área técnica e profissional, alcançara o primeiro posto do oficialato. Em 1º de dezembro de 2000 recebera a promoção ao posto de 1º tenente. Finalmente em 1º de dezembro de 2004 alcançara o posto de capitão, passando em seguida para a reserva remunerada, após mais de trinta e cinco anos de serviços prestados à Pátria Brasileira. Em janeiro de 2007 enfrentou o terceiro vestibular para UFSM quando fora aprovado para o Curso de Geografia Bacharelado e assim esse ano começará a partir de abril uma nova etapa de sua vida como aluno de um curso universitário.

Apesar das dificuldades que enfrentou, sempre apreciou a leitura e os estudos, considerara os livros como se fossem seus grandes amigos, tendo aos quinze anos, por sua iniciativa adquirido para leitura e estudo um exemplar da bíblia, “Sagradas Escrituras de Confissão Luterana” , que somente descansou quando leu o texto da sua última página.

Mais tarde lhe causou certa desconfiança da veracidade do texto bíblico, pelas consideráveis diferenças que pôde constatar entre a primeira que leu e os outros exemplares que teve em mãos, que eram adotadas por outras seitas religiosas. Mas mesmo assim, com suas dúvidas e desconfianças, até a idade dos vinte e cinco anos se manteve religioso e até certo ponto “crente” e costumava rezar um “Pai Nosso” todas as noites ao se preparar para dormir, costume esse que lhe fora transmitido pela primeira professora primária que era católica fervorosa e todos os dias de aulas antes da entrada para sala, a oração da “Ave Maria” era obrigatória para toda a turma, que ela acompanhava de perto, impondo a sua autoridade aos alunos rebeldes, destacadamente aqueles que não gostavam de seguir os ditames da religiosidade convencional.

Então, somente após os seus vinte e cinco anos de vida é que lhe foi oportunizado a leitura e os estudos das primeiras obras dedicadas a vida espiritual, que de certa forma, lhe causaram uma profunda reflexão, uma verdadeira reação íntima sobre os conceitos que mantivera até então com respeito aos ensinamentos religiosos, comparando-os com os referentes às Leis Espirituais, que eram a primeira vista “revolucionários”. Quando ele tomou a decisão de abandonar todos os hábitos de sua vida ligados às religiões convencionais, muitos até o tomaram por louco, incluindo os próprios pais e alguns parentes, outros atribuíram “ironicamente” que fosse esgotamento mental por excesso de estudos e a constante leitura de muitas obras paralelas que costumava realizar. Mas nada disso acontecera, ele nunca estivera tão lúcido como naquele momento em que tomara aquela decisão de varrer de sua mente tudo que estivesse ligado aos “convencionalismos religiosos”, que antes lhe haviam imposto como opção única, desde a mais tenra idade.

E hoje após muitas lutas e obstáculos vencidos, quando em 25 de janeiro de 2007, completou os seus cinqüenta e sete anos de vida física, aquele “humilde buscador da verdade”, encontra-se relativamente feliz por ter tido condições para chegar ao caminho da espiritualidade, por todas as amizades que conseguira conquistar durante a sua trajetória terrena e por ter tido a oportunidade de encontrar uma esposa, companheira e amiga e com ela ter constituído um lar ao qual vieram cinco queridos filhos e depois três lindas netas e por último no dia 5 de abril de 2004, o primeiro neto que recebeu o nome de Eduardo. Também se considera feliz por ter conseguido reunir os conhecimentos necessários e possíveis para elaborar esta obra poética, que é dedicada a todas as criaturas do seu convívio e as mais afastadas dos mais longínquos rincões de norte a sul do nosso imenso país. A partir de agora, todos que realizarem a leitura desta obra terão outra visão sobre os sentimentos e pensamentos íntimos do autor. Que cada palavra, linha ou verso destas poesias possam de alguma forma levar mais luz e compreensão espiritual aos seus queridos leitores e amigos. Assim sendo, todo este trabalho é dedicado com apreço e carinho, para os seus queridos familiares, amigos leitores e companheiros de busca, que ainda se encontram na situação de “buscadores da verdade”. Até o último instante da vida terrena, através da luta íntima e até do sofrimento físico e moral, queiramos ou não, todos nós como Espíritos encarnados em constante evolução, de plena posse de um corpo físico, somos simples buscadores da verdade, no sentido de colher algum ensinamento, algum aperfeiçoamento, alguma experiência a mais, para as nossas respectivas bagagens espirituais que serão armazenadas para a eternidade !

Março de 2007.

OS EDITORES

( Eternos Buscadores da Verdade... )

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivos deste Blogue

A CHEGADA DO PEQUENO
GABRIEL!

A CONQUISTA DA
LIBERDADE

A FELICIDADE

A M I Z A D E II !


A M I Z A D E II !

A VIDA EM TEMPO

PRIMAVERIL

AMIZADE-I!

AMOR, O VERDADEIRO

AMOR!

APÓS CADA REENCONTRO!

CADA UM TEM A SUA CRUZ
PARA CARREGAR!


CAMINHOS DA VIDA


COM A CONSCIÊNCIA TRANQÜÍLA


CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL


CRISTIANISMO PRÁTICO


D I S T Â N C I A


E T E R N O S N A M O R A D O S


EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO


EM BUSCA DA LUZ ESPIRITUAL!


EM CADA NOVO AMANHECER


ESPIRITUALIDADE


Estância da Velha Palmeira


ETERNOS NAMORADOS


FORÇA DO PENSAMENTO


FORÇA DO PENSAMENTO POSITIVO


HARMONIA PRIMAVERIL


HOMENAGEM ESPECIAL UM
POEMA PARA A MINHA COMPANHE...


HONESTIDADE NA VIDA CONJUGAL


I N T R O D U Ç Ã O


JESUS DE NAZARÉ !


MAIS UMA POESIA PARA AS MÃES


MENSAGEM AO NOSSO ENGENHEIRO “Luciano”


Mensagem aos ETERNOS NAMORADOS!


MENSAGEM AOS PAIS


MENSAGEM AOS PROFESSORES


MENSAGEM ÀS MÃES


MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO MENSAGEM ESPECIAL 15º ANI...


MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO MENSAGEM ESPECIAL 16º ANI...


MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO MENSAGEM ESPECIAL 16º ANI...


MENSAGEM DE FINAL DE ANO


MENSAGEM DE FINAL DE ANO


MENSAGEM DE FINAL DE ANO


MENSAGEM DE FINAL DE ANO


MENSAGEM ESPECIAL 15º ANIVERSÁRIO


MENSAGEM ESPECIAL AOS NOIVOS


MENSAGEM ESPECIAL PARA FILIAL DA CASA RACIONAL...


MENSAGEM ESPECIAL PARA O PEQUENO GABRIEL- II


Mensagem Especial pelo 20º Aniversário CTG SENTI...


MENSAGEM ESPECIAL UMA HOMENAGEM PARA AS MULHERES!...


MENSAGEM PARA AS CRIANÇAS!


MENSAGEM PARA AS MÃES


MENSAGEM PARA AS MÃES DO MUNDO!


NA JANELA DA IMAGINAÇÃO!


NA SOMBRA DA VELHA FIGUEIRA!


NO CAMINHO DA ESPIRITUALIDADE


NO CORAÇÃO DO RIO GRANDE !


O TRABALHO PROFISSIONAL


O VALOR DO TRABALHO!


PARA CONSTRUIR A VERDADEIRA AMIZADE!


PARA QUÊ VINGANÇA? SÓ O AMOR CONSTRÓI A PAZ UNIVE...


PARA SER FELIZ


PARA SER UM AUTÊNTICO CRISTÃO...


PASSEANDO PELOS PAGOS


PENSANDO BEM, A VIDA É BELA!


PENSANDO EM TEU NOME


PENSANDO NA PAZ UNIVERSAL


PORTAL DA AMIZADE


PRIMAVERA


QUANDO A HUMANIDADE ENCONTRARÁ A PAZ ESPIRITUAL...


QUE BELA É A PRIMAVERA!


QUEM FOI JESUS DE NAZARÉ ?


QUERER É PODER.


REENCARNAÇÃO DO ESPÍRITO!


REFLEXOS DA LUZ ESPIRITUAL


SAUDADE DO RINCÃO GAÚCHO!


SÍNTESE BIOGRÁFICA DO AUTOR


SÓ O AMOR CONSTRÓI A PAZ UNIVERSAL


TERRORISMO GLOBALIZADO


UM BUSCADOR DA VERDADE!


UM HOMEM RACIONAL E CRISTÃO


UMA HOMENAGEM AOS PAIS


UMA HOMENAGEM ESPECIAL


Uma Homenagem Especial A CHEGADA DO PEQUENO EDUARD...


UMA HOMENAGEM PARA AS MÃES


UMA MENSAGEM PARA AS MÃES


UMA MENSAGEM PARA AS MÃES


UMA MENSAGEM PARA AS MÃES


UMA MENSAGEM PELA PAZ UNIVERSAL


UMA MENSAGEM PELA PAZ!



VERDES CAMPOS DO PAGO GAÚCHO
Powered By Blogger

Blogue Coletânea de Poesias II

on line

VISITANTES DESTE BLOGUE

VISITANTES ON LINE

GILNEI CASTRO MÜLLER

Minha foto
EColetânea de Poesias Poemas e Poesias Especiais ( com mensagens para datas especiais ) ( 2ª EDIÇÃO REVISADA E AMPLIADA ) com Mensagens para: Datas Especiais 2007 Coletânea de Poesias Poemas e Poesias Especiais com Mensagens para Datas Especiais Endereço para Correspondência: GILNEI CASTRO MÜLLER Rua Milton João Gründling, Nº 155 (Final da Avenida Rodolfo Behr) Loteamento Behr Bairro Camobi CEP-97105440 Camobi SANTA MARIA- RS Ou para: Caixa Postal, Nº 5016 Agência Universitária Bairro Camobi CEP-97110.970 SANTA MARIA- RS e.mail : gilneicm@terra.com.br Telefone residencial: 55-3217-4075

EM BUSCA DA PAZ ESPIRITUAL

Para que o homem, como criatura humana e racional que é, possa cultivar a amizade e colher a paz espiritual que tanto almeja e deseja encontrar nesta trajetória terrena é preciso antes de tudo modificar o seu "Eu", seu íntimo ainda guerreiro e vingativo, trocando-o por um conjunto de atributos positivos, alicerçados em uma moral verdadeiramente cristã, onde cada um tenha a noção de saber respeitar o seu semelhante como se um irmão fosse, sem nunca desejar ou querer para os outros aquilo que jamais iria querer para si próprio.

Essa paz espiritual tão almejada e desejada pelas criaturas de bem não poderá se tornar realidade enquanto existirem governos arbitrários e prepotentes que se preocupem apenas com a exploração das riquezas terrenas que não lhes pertencem, com a única finalidade de satisfazer os seus caprichos e idéias aparentemente sociais e democráticas. Todos os regimes ou procedimentos de sentido político ou religioso que são impostos através da força por intermédio de guerras e revoluções, um dia cairão por terra, a própria História tem nos demonstrado isto, pois o despertar verdadeiro e sincero das criaturas livres e pensantes vem de dentro para fora. Ele é individual, cada um o busca e perssegue continuamente para o seu progresso, mesmo com muita luta, lentamente, através do seu esforço, da sua dedicação própria e da sua força de vontade direcionada firmemente para um ideal nobre e superior. Todo procedimento imposto à força nas criaturas pensantes que sabem usar a sua razão é de nulo valor perante o seu esclarecimento espiritual íntimo e normal.

Estaremos longe da paz e da tranquilidade de espírito, enquanto os exércitos dos países mais poderosos se preocuparem somente em combater as consequências e não as causas reais dos ataques "terroristas" que nos últimos anos tem vindo à tona em tantos lugares diferentes do nosso conturbado ambiente terreno.

Enquanto grupos de determinados países julgando-se donos do "destino" dos demais se reunirem para decidir como irão se conduzir os mais pobres de riquezas materiais segundo suas decisões arbitrárias, estaremos muito afastados de uma verdadeira união e compreensão fraterna de sentido universal entre os povos que compõe a atual humanidade.

Certamente estaremos convivendo em um ambiente de verdadeira paz espiritual aqui no plano terreno, quando desaparecerem as fronteiras internacionais entre os países, quando em vez de fazer guerras todos procurem destruir seus arsenais atômicos e se unir para um trabalho conjunto e construtivo realizado com amor e dedicação, e os povos das mais diferentes raças conseguirem deixar as diferenças para trás e se aproximar e abraçar fraternalmente como verdadeiros irmãos que somos em essência espiritual.

O AUTOR

Siga-nos e sejam bem vindos